Subscribe RSS


Ouvi essa expressão ontem , partiu de uma situação mais interessante ainda.
Um regente de coro pedia a uma soprano para que cantassem em um volúme por ao menos audívél, e disse:
_Minha linda, a arte não é sua, mas é sua expressão em favor dos outros, a crítica dos outros, ao alcançe de todos.
Na mesma hora, como um estupím, a moça retrucou:
_Descordo, meu caro, toco piano e este é meu universo, tão somente meu.
quando ele disse, tal importante, cômica, mas mui verdadeira frase:
_"Quem se basta, se bosta".
De certo, foi uma risaiada que só, não pudera outra coisa acontecer.
Fico a pensar nas pessoas que se acham auto-suficientes, esses dias ouvi de alguém, eu me basto, eu sou o suficiente.
Que pena, essa pessoa precisa de alguém até mesmo para dividir sua "nobreza", "seu topete" e quando chora sempre precisa de um colo e um ouvido. Seria mesmo ela, suficiente a si mesma?
Somos pessoas que necessitamos dos outros. Se tem uma bandeira que eu levanto nesse blog sempre, é a da necessidade de nos relacionarmos, sermos cumplices, termos cumplices. A necessidade de um mentor, não é minha ou sua, mas de todo ser humano, que vive suas emoções e por ser impossível, não consegue guardar para sí seus anseios, tristeza, alegrias...
Não somos seres auto-suficientes, é óbvio a importãncia de em determinados momentos, termos domínio de nós mesmos, de nossas emoções, afinal nem sempre seremos ouvidos ou atendidos. No entanto, um amigo, mesmo que não nos entenda ou nos ouça, sempre há de nos aceitar, espre há de nos escutar.
Ter amigos faz bem, pesquisas tem mostrado que o valor do afeto vai bem mais além das nossas emoções, já transpõem esse limite e hoje é comprovada sua eficácia até no meio patológico.
Não dá pra assumir uma postura de arrogância, você será nobre só pra ti mesmo, e outra necessidade que temos é a do louvor.
Saber que somos algo que lutamos em ser é fundamental, mas, ter o reconhecimento dos outros, é melhor ainda, parece que nos satisfaz em maior escala.
Aí entra também o ser nobre, para reconhecer que os elogios nem sempre vão vir.
Você é nobre quando abdica a auto-suficiência para reconhecer que seus valores são apenas outros que diferem de seu próximos e não melhores ou piores.
Chega de eu me basto, sou o suficiente, afinal, quem se basta...
Ninguém é tão perfeito que não consiga melhorar. Aliás, essa é a melhor forma de alguém humilde dar o seu recado: não se acomodando e procurando aperfeiçoar-se sempre.
A humildade jamais fez ou fará mal a quem quer que seja. Ao contrário: a humildade é a grande virtude dos sábios.

Vamos pensar diferente?
Abraços,
Marcus Gerhard.



3 comments to “"Quem se basta, se bosta"”

  1. Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Preciamos sim de dependencia!!
    Quem anda proucurando independência é o Capital inicial.. rsrsrsrs....
    Afinal, não há momento algum que nós memsmo possamos nos bastarmos. Bastardos somos ao pensar assim. Cristo disse: "Sem mim, nada podeis fazer." O apostolo em sua narrativa expressa em claro tom, diz que: "Cristo vive em nós." Coisas maiores que a de Jesus, Ele mesmo falou que faríamos, mas não conseguimos ser autosuficientes. O poder não é nosso é de Deus, embora Ele esteja em nós, se não for da vontade Dele, nada acontece. "pedis e não recebeis porque pedis mal". Por nós mesmos nada podemos conseguimmos fazer. Daí a dependência. Há limites no ser humano, por isso não basta sernos só nós. Deus é o ilimitar! Muito bom o texto, cômico e intuitivo. Parabéns!!
    Aliás, todos os textos estão maravilhosos!!!
    Se sabe, sou seu fã!
    Matheus Gerhard, rimão

  1. Parabéns por pegar um assunto ou um comentário até meio estranho e transformar em considerações importantes.
    Continue. Só poderemos nos bastar, se Deus estiver morando dentro de nós e se estivermos andando na contramão da cultura não cristã, mas certos do que Cristo requer de cada um de nós. Mas, vc está correto: Não somos uma ilha.
    bjs
    westh ney