Subscribe RSS

Ontem estavamos eu e minhas velhas discutindo sobre amor e paixão. Que coisa mais interessante, não?! Duas coisas semelhantes e distintas que as vezes nos confunde a mente. afinal? Qual o melhor? amar ou apaixonar-se? O que é o amor, por que me apaixono?
Vamos tentar descobrir?
Amor é renúncia, paixão é hormonal.
Alguns cientistas dizem que a paixão pode durar até dois anos, tempo suficiente para um casal se conhecer, ter relações físicas, emocionais, sexuais e reproduzirem-se. Enquanto fazem juras, promessas de amor eterno, os hormônios dizem outra coisa. As sensações abrandam, porque o organismo acaba se tornando resistente aos hormônios e toda loucura se esvai.
Quando uma pessoa está apaixonada libera alguns hormônios que estimulam centros psíquicos associando a pessoa amada a algo prazeroso. Quando vê a pessoa amada é uma sensação esfuziante, encantadora. Tudo é muito acentuado quando se vive a paixão: a saudade, o toque, o ato sexual. Os dois querem ficar todo o tempo juntos. Uma sensação estimulante que envolve o corpo e a mente.
Grandes quantidades de feniletilamina, dopamina e norepinefrina foram encontradas nas pessoas apaixonadas.

A paixão então é simplesmente uma reação excitante dos hormônios?
Sim e não. Alguns estímulos favorecem a paixão: "emoção, cultura e aprendizagem". Cada cultura tem um jeito de se apaixonar. O que você aprendeu no seu lar e, em seu meio ambiente, pode favorecer o modo como se apaixona. está aí o fator de aceitar se companheiro ou companheira no modo de ser apaixonado(a) por ti.
A paixão faz parte da natureza humana. Podemos nos apaixonar pelas pessoas, por idéias, ideais ou uma causa nobre. O abuso das paixões é que faz mal à saúde, à vida emocional e afetiva. Quando ela parece um touro selvagem, dominando nossas emoções , paralisando nossa vida, ela faz muito mal.

Emoções que acompanham a paixão correspondida, isto é, quando é recíproca:
Saudade deliciosa da pessoa amada.
Necessidade urgente de estar sempre com ela.
Aumento do desejo sexual.
Frio na espinha, palpitações, sudorese ou tremores quando vê o ser amado.
Paixão pela vida, aumento do interesse pelo trabalho, pelos seus sonhos.
Brilho diferente nos olhos, notado, às vezes, por pessoas amigas e familiares.
Aumento do apetite e conseqüente aumento de peso.
Diminuição do apetite, diminuição de peso.
Aumento do apetite sexual.
Deslumbramento: a pessoa amada se torna maravilhosa, surpreendente, algo incomum.
Sensação de alegria.
Vaidade pessoal, interesse em se manter bem vestido e elegante.
A pessoa se torna mais amorosa e compreensiva.
Outras até mais irritadiças e impacientes, depende da paixão.

Já ficou doente de paixão?
Nem sempre a paixão é correspondida. Algumas pessoas ficam muito doentes. Alguns sintomas de "paixonite aguda" não correspondida:
Necessidade urgente de estar com a pessoa amada.
Quando há a impossibilidade por ruptura ou falta de reciprocidade surge revolta e desespero.
Tudo é muito intenso na paixão e o corpo reage com intensidade. A paixão domina completamente a pessoa. Idéias fixas, pensamentos torturantes tomam conta da sua mente.
Dificuldade de concentração nas tarefas mais fáceis ou rotineiras. Desinteresse no ambiente de trabalho.
Tristeza - (lembre-se tristeza é um sentimento natural, diferente de depressão. É natural ficar triste quando perdemos alguém que amamos ou desejamos)
Saudosismo - Ouvir músicas que relembrem os encontros.
Viver do passado e no passado.
Palpitações. Inapetência. Emagrecimento. Choro fácil.
Depressão (uma doença que acomete a pessoa como um todo, paralisando ou prejudicando sua vida pessoal, profissional e seus relacionamentos. Vem acompanhada de tristeza permanente, sintomas psicossomáticos, desinteresse por atividades ou distrações que antes davam prazer, idéias negativas)
Impulsos destrutivos que tem que ser tratados: agressividade, tendência ao suicídio, etc.
Isolamento.

Felizmente, os sintomas amenizam ou desaparecem em torno de 6 meses e a pessoa estará pronta para se apaixonar novamente. Se não diminuírem os sintomas e você estiver com sua vida comprometida ou paralisada por conta dessa paixão doentia, procure ajuda profissional.
Cura para a paixão? Não reprima seus sentimentos. Esgote a dor até o fim, mas não se afaste dos amigos e nem do trabalho. Tente viver no momento presente , um dia de cada vez. Cure a sensação urgente de sexo com banhos mornos, atividade esportiva, caminhadas e boas leituras.
Aceite a situação assim como ela se apresenta. Respeite a pessoa amada e não invada seus sentimentos com telefonemas insistentes, declarações fora de hora e certas loucuras de amor. Lutar pelo seu amor é algo bem diferente do que insistir com uma pessoa que nada quer com você. Estará sendo inconveniente e poderá afastá-la ainda mais. Reflita sobre seus sentimentos: paixão nem sempre vem junto com amor. Pode ser posse, vaidade ou desejo de controle.

Amor e paixão são emoções diferentes?
A paixão é efêmera, obra dos sentidos da matéria. E, por esse motivo, tantas uniões frustradas e infelizes. Passada a euforia inicial, o casal percebe que nada tem em comum com o outro. Ou então acabam se odiando. Por que? Por que a afeição da alma é verdadeira e duradoura. É a alma que ama.
Amor e paixão podem se integrar satisfatoriamente num relacionamento saudável. Mesmo após a euforia inicial você pode estar sempre se apaixonando pelo ser amado. Estimulando. Acrescentando sensações novas. Mantendo sempre a criatividade no relacionamento, você pode incentivar esses hormônios da paixão mesmo num relacionamento antigo. Incentivo. Interesse pela pessoa amada. Não se acostumar com ela, mas viver cada dia, com alma de criança e adolescente. Isso é possível!

A mente comanda a matéria.
Por que temos, gostamos de certos tipos físicos e acabamos atraindo outro completamente diferente?
A paixão não tem razão. Acontece e pronto!
Órgãos dos sentidos envolvidos na química da paixão:
A visão: você vê a pessoa pela primeira vez e a avaliação é instantânea: bonito ou feio, saudável, atraente. A atração dos olhares, o flerte também desencadeia alguns hormônios importantes. Frase popular interessante: "quem ama o feio, bonito lhe parece."
A Audição, a voz também é um componente imprescindível na paixão. Você se sente atraído pelo tom de voz da pessoa amada. Murmúrios no "no pé do ouvido", sussurros, declarações amorosas são muito excitantes.
O olfato: todos nós temos um aroma particular que pode ou não agradar o parceiro. Se gostamos do cheiro do parceiro ou parceira, tudo flui mais fácil. Um mesmo perfume utilizado por várias pessoas não produz o mesmo aroma quando penetra na pele.
O tato:" a pele é o maior órgão sexual do homem e da mulher". Se o homem soubesse que o tato é muito importante na vivência da paixão, tocava mais sua parceira e se permitiria ser mais tocado. O toque, as carícias, são uma das preliminares mais agradáveis do ato sexual. Através dele, novas sensações podem ser despertadas.


O beijo como cartão de visita da paixão instalada:
Um médico, amigo meu , sempre comenta: "Não encaixou na boca, não vai dar certo." O beijo envolve , olfato, paladar e tato. Quando a química do casal é boa, geralmente o beijo gera muito prazer e desencadeia uma série de sensações estimulantes. Casais que param de se beijar podem sinalizar um amor que já morreu, desgaste no relacionamento ou desinteresse, entre outras causas.

Os amores virtuais despertam curiosidade. Alguns amores virtuais são bem sucedidos e não tem a ajuda do tato, visão, olfato e audição. A aproximação começa pela lei das afinidades. O casal se atrai pelos gostos em comum, preferências, jeito de teclar. A internet aproxima as pessoas, mas não é o ideal para viver um relacionamento. É necessário que ele evolua e as pessoas se encontrem no real.
Apaixone-se! Apaixone-se pela vida, pelo ser amado, por seus objetivos. Viva com paixão, mas ela deverá ser uma fera totalmente domada e controlada por você!
O amor é muito mais razão que leves momentos de prazer, amar e aceitar, mesmo que não sendo conivente, os erros do outro é dar-se em sua totalidade.
Existia uma música que eu gostava muito, acho que retrata bem o amor:
O mundo há de passar e toda profecia
Os dons, as línguas e tudo mais que existir
Porém como aquele que foi, hoje é e pra sempre há de ser
O amor é a essência de Deus e pra sempre também vai viver
Bondoso e sem rancor, fiel e consciente
Humilde e sofredor, espera tão somente
Justo e verdadeiro, tudo suporta e tudo crê
Tão puro e perfeito é o amor
Não busca interesse ou favor
Mistério, expressão, vida e luz do Senhor
Se eu pudesse saber destinos ou futuros
Fazer mover as montanhas com minha fé, se eu pudesse falar qualquer língua em qualquer lugar
E desse os meus bens ao mais pobre ou morresse em favor de alguém
Se não tivesse amor, de nada valeria
Se não tivesse amor, proveito algum teria
Fria e sem razão a vida, então, passaria
Vazio seria o falar, um sino que insiste a tocar
Se dentro de mim não valesse o amor.
É interessante pensar também que você não precisa amar ou estar apaixonado só por outra pessoa; este sentimento estarrecedor surge em relação à uma profissão, a um passatempo, a um objeto.
Mas, viva o amor, na razão para que você sempre volta a acender uma intensa e enorme, paixão.

1 comments to “Paixão x Amor”

  1. Nossa muito criativo e interessante.

    Encontrei a paixão nos braços de alguém que jamais pensei em ter algo mais, além da amizade.Essa paixão fluir em minha vida como nunca.

    Eu nunca estive tão feliz!